terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Flamengo precisa de um Estádio Arena, ou de uma Arena Estádio?

Fala aê nação rubro-negra,

A pergunta de hoje é a seguinte: o Flamengo precisa de um Estádio Arena, ou de uma Arena Estádio? Eu cravaria, sem sobra de dúvidas, que a primeira opção seria bem melhor para o Flamengo. Não estou discutindo aqui valores provenientes de ter uma casa própria ou alugada, se isso seria melhor ou não. Estou discutindo aqui participação da torcida em um jogo e a pressão que essa pode proporcionar tornando o palco do confronto em um caldeirão. Dessa forma, em se tratando de calor da torcida, a primeira opção: um Estádio Arena seria bem melhor para o Clube de Regatas do Flamengo do que uma Arena Estádio. 

Digo isso pelo simples fato de entender que as novas Arenas Estádio, por serem construídas no padrão FIFA, possuem os lugares mais caros próximos do campo e, além disso, por orientação / exigência do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), aqui no Rio de Janeiro, as torcidas organizadas estão sendo obrigadas a ficar no anel superior dessas Arenas, fato este que torna uma Arena Estádio como o Maraca atual, em um campo neutro para o Flamengo em termos de pressão. Independente de questões financeiras, é isso que a torcida do Flamengo espera dessa nova diretoria com relação a um estádio próprio? Que o mais querido jogue e faça valer seus mandos de campo em “campos neutros”, como o Novo Maracanã ou o Novo Mané Garrincha? Já está provado que por melhor que seja o contrato que o Flamengo venha a assinar com o Maraca ou com Mané, não será melhor nem no quesito finanças, do que ter uma casa própria, onde o Flamengo terá toda autonomia para dizer como a banda deve tocar. Para quem não leu esse post vale a pena conferir o texto: "Viva a “elitização” do futebol!", de Andre Fontenelle, publicado por Arthur Muhlenberg, em 31/07/2013, onde o autor traça um belo comparativo entre uma ter uma Arena Própria ou possuir uma alugada ao clicar aqui em termos de retorno financeiro. 

Além disso, em termos de valores de ingressos, caso o Flamengo venha a ter uma casa própria, a Diretoria poderia destinar um setor do Estádio (atrás de um dos gols), cobrando ingressos a preços populares em um total de 20 mil ingressos. O estádio poderia ter uma capacidade para 70 mil torcedores.

Preços populares em apenas 2 setores atrás apenas de um gol, o gol da torcida do Flamengo.

Com isso, entendo que o caminho a ser tomado por essa nova diretoria deva ser nessa direção. A torcida do Flamengo precisa de uma casa para chamar de sua. O Flamengo, como toda a sua grandeza precisa de um estádio para chamar de seu. O melhor local seria a zona oeste, visto que o CT do Flamengo está em vargem grande. Um local interessante seria na antinga área da cidade do Rock, do lado do Rio Centro. O Rio Centro, recebe uma quantidade de eventos considerável anuamente, o que para o CRF seria bom devido a quantidade de turistas que por ali passam diariamente, podendo visitar o estádio. Além disso, poderia criar um grande shopping dentro do estádio para atender a grande demanda do Rio Centro. 

A área fica localizada próxima ao CT do FLA, na Zona Oeste, do Rio de Janeiro.

Outro fator relevante que a nova diretoria deve estar atenta é que o Rio de Janeiro, necessitará de mais um estádio para ser a sede do Rugby, nas olimpíadas de 2016, visto que São Januário já foi vetado. E aqui para finalizar um apelo aos dirigentes: se vocês querem transformar o Flamengo em uma potencial mundial, dêem ao Flamengo e a essa torcida apaixonada o que eles merecem: uma casa própria!

Para quem ainda não assinou o abaixo assinado do novo estádio, aproveite a oportunidade e assine agora: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N41323. Vamos aumentar logo esse número.

Rubro-negro, faça a sua parte e vira logo sócio torcedor.



Não importa o campo de batalha, sempre iremos te empurrar!!!
Saudações rubro-negras,
Campeão Mundial!
Rafael Marques.

Twitter: @RMRafaelMarques
http://www.flamengoepico.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...